Vale a pena viajar no inverno? Cuidados a serem feitos.

Minha resposta é sim. Mas isso vendo desde um ponto de vista pessoal do assunto. Claro que devemos todos já ter em mente o processo do choque cultural antes mesmo de embarcar. Eu já sabia que iria pegar cerca, ou menos de 20 graus negativos no inverno russo, e chegando lá isso não foi um problema. Eu já tinha roupas apropriadas, e tudo o que me restava era esperar, e aguentar o que aconteceria.

O frio, contudo, não foi o meu maior problema. Depois de uma certa temperatura, você se acostuma. Certa vez, uma amiga que morava no Canadá me falou que um dia, a temperatura estava perto dos 3° C, e ela começou a se abanar de calor, e na época, eu tinha achado um absurdo! Na Rússia passei por isso. Já tendo enfrentado uma média de temperaturas entre -15°C com picos de -29° C naquela semana, eu falei para um amigo que aquele dia estava quente, já que só estava fazendo -9°C. Segundos depois, eu me toquei do que eu havia dito e comecei a rir da situação.

A princípio, a minha pele foi o meu maior problema. O frio queimava as minhas bochechas, que ficavam expostas. No fim do dia, eu ficava toda vermelha, parecia que eu usava blush. Nesses casos, o bom e velho protetor solar ajuda a cuidar da pele.

Também comecei a sentir problemas com a respiração. Achava impossível falar e caminhar ao ar livre ao mesmo tempo. Com o passar das semanas, eu notei que eu que era lenta andando, até demais, comparado com as outras pessoas. Eu ficava ofegante logo, e sempre ficava pra trás nas caminhadas. Uma boa dica é o uso de um cachecol na região da boca e nariz. Isso também ajuda com os lábios, que racham, especialmente nos cantos da boca. Fica a dica de sempre estar com um batom, gloss, ou até mesmo manteiga de cacau na bolsa.

Outra atenção a ser tomada é com o gelo nas ruas. A neve não é ruim de se caminhar, pelo contrário, eu sempre preferia caminhar pelo fofinho da neve a correr o risco de levar um tombo onde a neve era mais compacta, ou onde já havia gelo. Farei um post sobre roupas no inverno depois, mas já é válida a dica de levar uma bota impermeável, e com uma certa aderência na sola.

Outra região não tão bem vista quanto o rosto são os tornozelos. Usando bota e meia durante o dia todo, é fácil dessa região ressecar. É bom levar um creme para passar nessa região, ou então passar alguns minutos com o pé dentro da água quente.

E sempre se lembre de se hidratar, afinal de tudo! O inverno “inibe” a sensação de sede, e uma desidratação sempre pode ser fatal.

Então, é hora de aproveitar o inverno, quão frio esteja! Mas é sempre bom tomar cuidado, e aproveitem essa estação linda! :)

3 comentários sobre “Vale a pena viajar no inverno? Cuidados a serem feitos.

Os comentários estão desativados.