Mausoléu de Lênin em Moscou

Dentre muitos lugares a se visitar na Rússia talvez o Mausoléu onde se encontra o corpo de Vladimir Ilych Ulianov, o popular Lênin seja um dos mais icônicos. Ele morreu em 21 de Janeiro de 1924, ou seja, há pouco mais de 88 anos! Desde então o corpo dele é mostrado em exposição em uma pequena construção no coração da Praça Vermelha.

Eu na frente do mausoléu, com os dizeres em cirílico.

Apesar do mausoléu ter sido o primeiro lugar que eu queria ter visitado em Moscou, não tive a oportunidade de ir. Passei apenas sete dias lá, e pelo horário de visitação ser limitado, eu sempre chegava depois da hora prevista. Da próxima vez visitarei com certeza!

O mausoléu fica aberto nas Terças, Quartas, Quintas, Sábados, e Domingos, e somente entre as 10:00 da manhã e 13:00 da tarde. Em feriados o mausoléu não abre. Geralmente eu acordava pelas duas da tarde, o que já era tarde para visitação. :) A entrada é de graça, e o embalsamamento do corpo é feito através de doações. Interessante, pelo menos.

Para os fascinados em História, visitar uma de suas grandes figuras já falecidas em loco pode se tornar uma bela aventura! Bem melhor que visitar um museu de cera, na minha opinião.

