Bucolismo Colombiano

A Colômbia é um país ainda desconhecido para muitos brasileiros. Já que a minha família é proveniente da região andina da Colômbia, eu não faço parte desta estatística. A minha primeira viagem teve Bogotá como destino final, e apesar de sempre ficarmos bastante tempo na capital, a minha família sempre gosta de passar alguns dias no interior.

Hoje eu vou falar de Sotaquirá, ou como nós chamamos, “Sota”. Dificilmente pessoas que já conhecem o país, e inclusive colombianos natos conhecem essa cidade. Falo dela porque essa é a cidade onde o meu avô nasceu, e onde toda a nossa família se estabeleceu há muitos anos atrás.

Segundo a Wikipédia, Sotaquirá tem cerca de 8 mil habitantes, muito menos que algumas cidades do interior do Amazonas. Ela fica a 3 horas dirigindo de Bogotá, e a cidade ganhou muito respeito na primeira metade do século passado com a produção de leite. O meu avô costuma falar que os queijos produzidos na fazenda dos pais dele eram incríveis!

Portal de entrada para o “pueblo” de Sotaquirá

Após passar pelo portal da cidade, temos que passar alguns minutos atravessando uma estrada de pedra pelo “Valle de Sotaquirá”. Esse vale é tomado por fazendas, especialmente de produção leiteira. Com certeza veremos muitas vacas pelo caminho! A vista é incrível! Vemos um vale tomado por gramados, e, ao fundo, a pequena Sota surge no meio das montanhas, com destaque para os telhadinhos vermelhos.

Subindo a montanha, chegamos na cidade. As ruas são todas de pedra, e as casas, em sua maioria preservam a arquitetura original da cidade, com paredes brancas, com a metade de baixo pintada de verde escuro, e telhados de barro. Muitos dos habitantes são colombianos tradicionais, utilizando ponchos e grandes chapéus.

Pracinha de Sotaquirá

 

Como a cidade fica no topo de montanhas, é normal termos altos e baixos. Apesar de termos uma bela vista por quase toda a cidade, existe um lugar que particularmente acho incrível: o cemitério! Sem dúvida, a vista mais bonita fica ali! A vista do vale é magnífica, assim como a do pueblo. Além do mais, o por de sol é lindo! Dá uma sensação de paz apaixonante! Tenho certeza de que todos os meus antepassados enterrados ali estão descansando com a total paz que as montanhas podem trazer.

Linda vista do cemitério

Toda vez que eu saio da cidade, me dá uma sensação estranha, pois sinto que um pedacinho de mim veio dali, e que, por morar relativamente longe, a dúvida bate em saber quando eu retornarei para lá. Da última vez que eu senti esse aperto no coração, imaginei que talvez, eu nunca mais voltaria ali. Demorou nove anos, mas voltei. Quando é que eu volto então?

