Babushka não! É Matrioshka!

Até que é babushka sim, mas lá na Sérvia. Como eu fui pra Rússia, e essas bonequinhas são originais de lá, chamo com orgulho essas lindas de Matrioskas, a.k.a., bonequinhas russas!

Apesar delas serem “originais” da Rússia, a inspiração para  a primeira Matrioshka feita ever foi através de uma boneca japonesa. Vinham 8 unidades dentro dela, e logo um atelier ao norte de Moscou começou a confeccioná-las, onde após um tempo, a boneca começou a ganhar uma repercussão internacional, e logo virando um dos símbolos mais reconhecidos da Rússia.

Dos meus objetos, de certeza elas são meu xodó! Geralmente elas vem 5 (uma dentro da outra), mas existem umas maiores e mais bem trabalhadas que vem 10. Na foto, eu alinhei 10 matrioskinhas que vem em dois conjuntos. As duas são vermelhas e bem parecidas btw. ;)

Elas são feitas de madeira, geralmente de pinheiros, o que dá um belo cheiro amadeirado dentro delas (sim, adoro sentir esse cheiro quando abro minhas bonequinhas!), e são pintadas à mão. Todo esse trabalho faz uma matrioshka ser bem cara lá na Rússia. A menor, eu comprei por RUB 600 (R$35), e a maior ganhei de presente da diretora da escola que eu trabalhei. Mesmo assim, já vi matrioshkas grandes sendo vendidas por RUB 2000 (R$117) Em Budapeste (sim, lá eles vendem várias matrioshkas e outras quinquilharias russas), elas também eram bem caras.

Existem outras versões feitas de porcelana, e os preços sobem ainda mais pela dificuldade do processo, além da fragilidade da boneca. Nunca peguei em uma, mas acredito que elas devam ser bem pesadas.

P1020256

Minhas matrioskas!

Outro tipo de Matrioshkas super comuns em qualquer quiosque de Moscou (ou de Budapeste) são as matrioshkas pintadas como celebridades! As favoritas dos artistas são as de políticos e esportistas, e geralmente elas são mais caras que as tradicionais.

P1000890

Matrioskas personalizadas

Uma matrioshka personalizada que vi alguma vez em algum site é de 10 peças, que tem desde o Czar Ivan o Terrível até o Putin. Achei super interessante, e se achar alguma semelhante (e claro, tiver dinheiro), eu compro na hora!

Vale lembrar que existem bonecas e bonecas, algumas vindo 5 peças, umas 10, outras até bem mais! Se procurar bastante, dá pra achar a matrioshka perfeita! Se você é perfeccionista, pode procurar bastante, que essas bonequinhas é que não faltam em qualquer feirinha da Rússia.

Btw, aqui vai um vídeo sobre a Rússia (é uma propaganda, na verdade), onde eles fazem umas montagens super ótimas com as Matrioshkas! Vale a pena ver! :)

(Só pra tirar a dúvida do título, Babuska significa “avó” em russo.)

http://www.youtube.com/watch?v=wOPuvTMndIs

Anúncios