Frio de verdade. Mesmo!

Hoje acordei com todo tipo de comentário falando sobre o clima maravilhoso que estava vindo da friagem aqui no Amazonas. Até me empolguei pra sentir um vento um pouco mais fresco do lado de fora, mas não. Estava tudo como antes. Sinceramente, não percebi nada de diferente, mesmo ainda de manhã, com um suspirinho na madrugada.

Ontem mesmo quando estava conversando com alguns amigos, me falavam que o clima estava ótimo, e que já dava pra tirar o casaco do armário. Minha resposta: “eu estou suando de calor aqui”.

E realmente, eu sinto muito calor aqui! Eu vivo em uma das regiões mais quentes do mundo, e não tenho como escapar. É bem comum me verem por aí de vestido, short ou saia. Calça jeans? Dificilmente.

Mas eu me acostumei de uma maneira “ruim” há dois meses atrás. Quando eu cheguei em Budapeste agora em abril, a Europa acabara de viver um dos invernos mais rigorosos – e longos – da sua história. Já ouviram falar em White Christmas? O inverno de 2012/2013 teve White Christmas e White Easter. A minha roomate – que chegou uma semana antes de mim – falou que quando ela tinha chegado, ainda havia neve nas ruas. Neve em abril! Realmente é muito raro um inverno durar tanto assim. Ah, e vale lembrar que o parque que ficava na quadra da minha casa estava com todas as árvores mortas, sem folhas.

E de fato, eu senti frio quando cheguei a Budapeste. Levei um casaco mais grosso que comprei na virada do ano em Munique – que ainda nem estava tão fria assim – mas acabei o usando nos dois primeiros dias. Depois, dancei conforme a música e comecei a usar meu guarda roupa Manauara em Budapeste. Usei todos os vestidos, shorts e saias que levei! Me sentia feliz sentindo aquele ventinho fresco. Cheguei em Manaus, e não tive escolha. Tive que continuar usando os mesmos vestidos, saias e shorts, mas eu já tava tão acostumada a ficar de pele exposta no frio que acabo sentindo calor em qualquer lugar.

Mas até que deu pra variar um pouco o guarda-roupa em Budapeste, e realmente, quando a noite caía, a temperatura ia junto. Eu sempre levava um casaquinho fino pra constar, caso eu sentisse muito frio.

E realmente senti muito frio quando estava despreparada. Quando fomos a Praga, a noite estava quente e agradável em Budapeste. Quando chegamos lá, Praga estava fria demais! Só havia levado um casaquinho bem fino, e não aguentava andar muito tempo na rua. O mesmo quando voltamos de Viena. Chegamos em Budapeste, e o clima que havíamos sentido durante todo aquele tempo era completamente diferente! Ventava muito e cheguei a bater o queixo.

Mas isso não é frio de verdade. Quando não se tem as roupas adequadas para enfrentar certos tipos de temperatura, a temperatura cai mesmo. Em Praga eu senti frio, pois havia uma garoa fria junto com vento, e o que eu havia levado era um casaquinho de algodão, que molhava muito rápido. Chegando em Budapeste vinda de Viena, estava de vestido, e estava ventando muito! Então fui pega despreparada nos dois casos. Era primavera, e podia arriscar!

Mas no inverno mesmo, não se pode errar mesmo! Ainda mais quando a primeira vez que você enfrenta um inverno rigoroso é justamente na Rússia em janeiro e fevereiro!

Em invernos, não é recomendável usar 10 casacos de algodão por exemplo. Eles podem molhar com a neve, e o frio será pior. O que é indicado é o uso de um casaco impermeável, daqueles mais grossos, com uma camisa por baixo. Se estiver mais frio, use uma camisa e uma segunda pele.

Calça jeans? Sim, pode usar, mas se tiver uma legging ou alguma outra calça fininha por baixo, melhor.

Tá nevando? Use botas impermeáveis. É bom não se esquecer também de luvas, gorro e cachecol. Não precisa ser nenhum tipo especial. Qualquer tipo serve.

Equipada com todas essas roupas, eu fiquei super tranquila durante meu inverno russo. Com essa minha pequena tropa de roupas, eu pude aguentar um belo dia onde fez -40 graus. Recompensa desse dia? Um lindo céu estrelado. :)

SONY DSC

Tá vendo? Até consegui voar nesse frio. Olha só a altura da neve ao lado. ;)

Mas tem algumas coisas que sofrem em frio intenso. Eu uso muito rímel, e ele congelava após alguns minutos ao ar livre. Só era voltar pra algum lugar fechado – e quente – que eles começavam a derreter, e a maquiagem, borrar!

Meus lábios ressecaram demais também, assim como outras partes do corpo, como tornozelos, mãos e pulsos. A minha garganta também ressecava (ou congelava, não sei) quando eu insistia em respirar pela boca. Sério. Respirar pelo nariz é essencial pra não ter um problema de garganta!

Outra coisa muito boa do frio extremo é a limpeza do ar. Depois de uma certa temperatura, geralmente depois dos -35 graus, muitas partículas de poeira e poluição não conseguem se sustentar no ar, e geralmente elas caem, deixando o ar bem limpo, e o céu, sempre sem nuvens. Já perceberam que quando alguém vê uma imagem de alguma cidade na Rússia no inverno (vi na TV em Moscou, e em Saratov, chegando da estrada), se vê muito as fumaças saindo de toda indústria, carro, ou alguma outra coisa que cause combustão? Então, a fumaça não consegue se dissipar tão facilmente no ar frio, e geralmente, as colunas de fumaça são mais grossas.

P1000704 - Cópia

-29 graus em plena cidade. É complicado.

Falando sobre falta de nuvens, as pessoas associam muito o frio com a neve. A verdade é que os dias que nevam são mais quentes do que os dias que não nevam. Motivo? Um amigo me explicou na Rússia, mas tem uma questão do ponto de fusão do gelo, e da ressublimação (passagem do estado gasoso para o sólido – daí surge a neve).

Falando em neve, com certeza é a melhor coisa do inverno! Isso especialmente para uma pessoa que nasceu e cresceu na quentura. Sim, quando eu vi o meu primeiro monte de neve na minha vida, eu implorei para que o meu amigo tirasse uma foto!

neve

Caboquice x1000. Nunca tinha visto neve na vida. Passando vergonha em plena Praça Vermelha pros ricaços fazendo compra no GUM.

E fazer anjinho de neve? Guerra de bolas de neve? Bonecos de neve? Escrever um milhão de coisas na neve? Quem nunca sonhou em fazer isso pelo menos em sonho? Sim, eu fui feliz, e aproveitei tudo o que eu tinha que fazer na neve!

DSC_0701

Só é feliz quem já fez anjinho de neve!

Manauara não sabe o que é frio de verdade. Nem muita gente sabe, na verdade. Eu sou a primeira a me indignar vendo gente na rua usando aquele casaco cheirando a naftalina no primeiro ventinho. E fico assim não culpando as pessoas que sentem frio fácil, pois muitas delas nasceram, cresceram, e nem saíram da nossa terrinha quente. E fico indignada por que ao contrário de todo mundo sentindo frio, eu fico morrendo de calor.

Mas te garanto uma coisa, depois de -40, qualquer friozinho é fichinha!

Anúncios

Um comentário sobre “Frio de verdade. Mesmo!

Os comentários estão desativados.