Encantador! Esse é o adjetivo que melhor descreve a vista de várias cidadezinhas nas margens do rio Reno, na Alemanha. Junto com o Volga e o Danúbio, o Reno é um dos rios mais conhecidos da Europa e possui tanto importância histórica, econômica e turística. O rio Reno passa por 7 países. Ele começa na Suíça, bordeia Liechtenstein, a Áustria e a França, atravessa uma boa parte na Alemanha e deságua na Holanda.
Desde a Idade Média, a região começou a ser muito visada por reis que procuravam fixar seus feudos ali, e os primeiros castelos foram surgindo no topo das montanhas. Com o passar dos anos, os feudos foram se extinguindo e os castelos começaram a servir de postos aduaneiros, devido à crescente importância econômica das cidades da região.
O vale do Reno na Alemanha é utilizado para fins turísticos desde o século XIX, o tornando uma das rotas turísticas mais antigas do mundo. De certeza a beleza natural das montanhas logo às margens dos rios, as cidadezinhas tipicamente alemãs e os famosos castelos ajudaram muito para isso.
Outra curiosidade sobre o Vale do Reno é que suas cidades, junto com as do Vale do Rühr ali perto compilam uma das regiões industriais de maior importância do mundo, e um também grande aglomerado populacional. A importância dessas indústrias para o mundo também é antiga, sendo base para algumas das poderosas empresas químicas e automobilísticas do país. A França chegou até a invadir a região do Ruhr logo depois da Primeira Guerra Mundial alegando que as indústrias também entraria na “reparação” devida à ela.
Eu fui para o Reno em 2010, e peguei um cruzeiro simplesmente magnífico! O ônibus nos deixou no cais de uma cidadezinha (JURO que não lembro o nome, acho que foi Bopard) e logo entramos no cruzeiro com a passagem disponibilizada pelo tour. Ficamos cerca de duas horas no cruzeiro e aproveitamos para comer alguma coisa.
A comida do cruzeiro estava uma delícia mas procuramos não nos atentar muito nisso. O impressionante era a vista! Você virava a cabeça para um lado e via um castelo. Virava para outro e via uma vila. Depois aparecia outro castelo e ficava babando de novo. Era como um ciclo sem fim!
Além dos castelos, se via estruturas também muito antigas, e muitos, mas muitos vinhedos! Os vinhos daquela região são bem conhecidos e existem vários lugares para degustação. Certamente, um lugar certo para histórias de conto de fadas acontecerem era por ali!
Chegamos em Rudesheim e tivemos que pegar o ônibus em direção à Frankfurt. Foi um bom fim de viagem de vistas inesquecíveis! Definitivamente, o Reno e sua região são dignos de serem visitados. Da próxima vez, vou ficar nas cidadezinhas e me hospedar em burgos (sim!).