Castelos à vista!

Encantador! Esse é o adjetivo que melhor descreve a vista de várias cidadezinhas nas margens do rio Reno, na Alemanha. Junto com o Volga e o Danúbio, o Reno é um dos rios mais conhecidos da Europa e possui tanto importância histórica, econômica e turística. O rio Reno passa por 7 países. Ele começa na Suíça, bordeia Liechtenstein, a Áustria e a França, atravessa uma boa parte na Alemanha e deságua na Holanda.

Desde a Idade Média, a região começou a ser muito visada por reis que procuravam fixar seus feudos ali, e os primeiros castelos foram surgindo no topo das montanhas. Com o passar dos anos, os feudos foram se extinguindo e os castelos começaram a servir de postos aduaneiros, devido à crescente importância econômica das cidades da região.

O vale do Reno na Alemanha é utilizado para fins turísticos desde o século XIX, o tornando uma das rotas turísticas mais antigas do mundo. De certeza a beleza natural das montanhas logo às margens dos rios, as cidadezinhas tipicamente alemãs e os famosos castelos ajudaram muito para isso.

Outra curiosidade sobre o Vale do Reno é que suas cidades, junto com as do Vale do Rühr ali perto compilam uma das regiões industriais de maior importância do mundo, e um também grande aglomerado populacional. A importância dessas indústrias para o mundo também é antiga, sendo base para algumas das poderosas empresas químicas e automobilísticas do país. A França chegou até a invadir a região do Ruhr logo depois da Primeira Guerra Mundial alegando que as indústrias também entraria na “reparação” devida à ela.

Eu fui para o Reno em 2010, e peguei um cruzeiro simplesmente magnífico! O ônibus nos deixou no cais de uma cidadezinha (JURO que não lembro o nome, acho que foi Bopard) e logo entramos no cruzeiro com a passagem disponibilizada pelo tour. Ficamos cerca de duas horas no cruzeiro e aproveitamos para comer alguma coisa.

A comida do cruzeiro estava uma delícia mas procuramos não nos atentar muito nisso. O impressionante era a vista! Você virava a cabeça para um lado e via um castelo. Virava para outro e via uma vila. Depois aparecia outro castelo e ficava babando de novo. Era como um ciclo sem fim!

Única imagem decente de castelo que consegui tirar

Única imagem decente de castelo que consegui tirar

Além dos castelos, se via estruturas também muito antigas, e muitos, mas muitos vinhedos! Os vinhos daquela região são bem conhecidos e existem vários lugares para degustação. Certamente, um lugar certo para histórias de conto de fadas acontecerem era por ali!

Chegamos em Rudesheim e tivemos que pegar o ônibus em direção à Frankfurt. Foi um bom fim de viagem de vistas inesquecíveis! Definitivamente, o Reno e sua região são dignos de serem visitados. Da próxima vez, vou ficar nas cidadezinhas e me hospedar em burgos (sim!).

Rüdeshein am Rhein

Rüdeshein am Rhein

Anúncios