Walking tours em Praga

Praga é uma cidade absolutamente linda! A cidade velha, o bairro judeu, a ponte Carlos, o Castelo de Praga e muito mais se encontram numa cidade que respira cultura o tempo todo. Uma das maneiras mais recomendáveis pelos concierges dos hotéis e pessoas que trabalham com turismo é participar de um walking tour.

Eu havia chegado sábado às 6:30 da manhã em Praga e fiquei andando o dia todo. Conheci a pé a cidade toda, atravessei a ponte Carlos várias vezes, subi no castelo, comprei várias lembrancinhas mas mesmo assim optei por fazer esse walking tour no dia seguinte.

Os tours são grátis e o ponto de encontro é geralmente às 14:00 na frente do relógio astronômico. Alguns guias carregam umas plaquinhas anunciando os waking tours em inglês ou até em outros idiomas e as pessoas se agrupam ao redor deles. Chegamos e a minha roomate escolheu um guia, e aguardamos a partida.

Geralmente os tours duram umas duas horas, que era o tempo que esse guia havia estipulado. Saímos no total de seis pessoas e ele começou por ali mesmo.

Neste walking tour passamos por:

• Relógio astronômico;
  • Sinagogas;
  • Museu de arte de Praga;
  • Torre do pó.

Realmente passamos em vários lugares, e conseguimos muita informação sobre vários lugares. Por exemplo, o Relógio Astronômico está funcionando desde o século XV e é movido a energia solar. Ele consegue identificar o dia do ano e a luz do sol no dia independente da estação.

Outra curiosidade importante foi a questão do cemitério judaico. Já como eles não podiam ser enterrados em nenhum outro lugar da cidade, eles foram subindo camadas e camadas de terra para poder abrigar seus entes queridos. Hoje o cemitério é mais elevado que o nível da rua em uns 5 metros, ainda considerando que a cidade medieval tinha um nível do solo mais baixo.

Praga também foi uma cidade com muralhas por muito tempo. A cidade velha (parte de dentro) abrigava as famílias mais ricas e no lado de fora a população judaica vivia em uma espécie de favela. No século XIX a antiga área judaica foi urbanizada.

Sobre a Ponte Carlos, existem várias estruturas. Uma delas é o do menino Jesus banhado a ouro, que reza a lenda, dá fertilidade às mulheres. Ao lado dele existe uma estátua de um cachorro também banhada a ouro (não se sabe por quem) que já traz má sorte. Geralmente as mulheres passam a mão na cabeça do menino Jesus e após passam a mão na cabeça do cachorro. É como “conseguir” a sorte e depois abrir mão dela.

Eu não saberia dessas nem de outras curiosidades se não fosse o guia do walking tour, mas mesmo assim me arrependo de ter ido.

Enumero vários motivos como que o guia não levou duas horas para todo o tour, e sim um pouco mais de 4 horas. Dessas 4 horas ele comentou muito mais sobre o estilo arquitetônico dos prédios do que sobre história. Todos os prédios que ele apontava eram “art nouveau”, e ele demonstrou sua insatisfação com os prédios comunistas de forma bem severa.

Ele também passava a maior parte do tempo com coisas irrelevantes, como a textura dos prédios, e objetos. Ele também fazia o merchan de várias coisas, como a exposição de um amigo e ele até fez um break num restaurante de uma amiga para que nós o conhecêssemos (um restaurante que mais parecia um restaurante a quilo).

Em geral, não gostei desse guia em particular, e nem tive a chance de escolhê-lo ou de sair de lá pois o walking tour era algo que a minha roomate queria muito fazer. Minha indignação ficou no fato de eu não ter dado gorjeta a ele.

Se eu iria num walking tour lá novamente? Sim! O Walking tour é uma maneira excelente de conhecer Praga aos mínimos detalhes, mas recomendo sempre procurar um guia de uma empresa recomendada pelo hotel/hostel, ser rigorosa quanto ao tempo do tour e por onde passa, qual o tipo de informação que o guia vai passar e até mesmo a quantidade de pessoas com esse guia (sim, a quantidade de pessoas é um indicador bem interessante). No nosso caso terminamos em 4, e víamos outros guias com 20 pessoas ao redor.

Mas nada melhor que tentar descobrir ao máximo por si só! O sábado que eu passei andando me proporcionou as melhores fotos, visões, compras e descoberta de lugares. Praga sozinha já é de encher os olhos!