Os esportes da neve

Estamos no Brasil! Terra de sol, calor, praias, biquinis, carnaval e afins. Quando nos perguntam qual é o esporte que nos vem primeiro à cabeça, muitos iam falar obviamente o futebol! Mesmo assim alguns outros iriam responder outras coisas como vôlei, natação, atletismo, o UFC (sim, esta é a modinha de agora), e em menor proporção, o ping pong, a ginástica, o tênis (pelo menos eu falaria), ciclismo…

Dificilmente algum brasileiro citaria primeiramente o curling, o biatlo, o esqui alpino e qualquer outro esporte que fosse praticado na neve, e a resposta é simples e óbvia: o Brasil é um país com um inverno fraco. Poucas pessoas tem acesso a estes esportes!

Com a proximidade das olimpíadas de inverno em Sochi, e com o inverno batendo na porta (e pelo jeito já a abrindo) do hemisfério norte, decidi escrever sobre alguns esportes de inverno. Pelo mundo, muitos desses esportes são bem conhecidos, e quem está indo para a América do Norte, Europa, e até mesmo Japão e China por esses dias pode assistir competições em loco e pela TV, e até mesmo praticá-los de alguma forma!

Fiz uma listinha aqui com alguns esportes bem conhecidos. Especialmente quando estive na Rússia, assisti várias dessas competições, e procurei saber mais sobre elas:

  • Biatlo: Esse esporte é a combinação do esqui cross country e do tiro. Cada atleta tem que percorrer até 20km nos esquis, e em certos pontos ele precisa parar para atirar em um alvo. Cada erro é convertido em penalidades, que serão adicionadas ao tempo final do atleta. Quem tiver o menor tempo vence.
  • Salto com esqui: Aqui, o esquiador salta de uma espécie de plataforma bem alta e meio que “plana” no ar. Ainda não existem competições femininas nas olimpíadas. Quem conseguir atingir a maior distância é o vencedor
  • Curling: Esse esporte é meio “bizarro” para alguns. Duas equipes competem entre si numa disputa considerada o “xadrez do gelo”. É necessário empurrar uma pedra de granito por uma plataforma de gelo e utilizar uma espécie de vassoura para fazer com que as pedras deslizem melhor no gelo até a chegada de um alvo. O objetivo do jogo é marcar mais pontos no alvo, e tentar impedir ao máximo que a equipe adversária pontue.

    Curling

    Curling

  • Patinação no gelo: Um dos esportes mais bonitos de se ver no inverno! Homens, mulheres e duplas patinam coreografias ao som de uma música escolhida por eles. Além de todo elemento artístico na apresentação, os patinadores são obrigados a executar também certos movimentos. Quem tiver a maior pontuação vence.
  • Hóquei no gelo: Sim, em alguns países, como no Canadá e na Rússia, esse é o esporte mais popular de todos! O objetivo do jogo é marcar a maior quantidade de gols no time adversário. Para isso, é preciso arremessar o disco (puck) com o taco de hóquei no pequeno gol. Os jogadores usam muita proteção como capacetes, protetores bucais e afins devido à violência do jogo

    Ice hockey

    Ice hockey

  • Esqui alpino: De todas as modalidades do esqui, talvez essa seja a mais popular. Ele possui três modalidades (downhill, slalom e super G), mas basicamente as três consistem em descer uma pequena montanha passando por checkpoints. Dependendo da modalidade, eles podem ser disputados individualmente ou com uma dupla. Quem marcar o menor tempo vence.
  • Bobsled: O esporte consiste em equipes que fazem uma descida em um trenó. Eles o empurram por cerca de 50 metros, e seguem deslizando por túneis estreitos até a linha de chegada. Quatro tentativas são feitas e o time que tem o menor tempo somado é o vencedor.

    Bobsled

    Bobsled

Existem outros esportes também muito conhecidos. Se você for viajar para o hemisfério norte agora, existem muitas oportunidades de acompanhar esses esportes de pertinho, e daqui a cerca de uns dois meses não faltarão oportunidades para conhecer esses belos esportes durante as olimpíadas de Sochi!

Anúncios