Dúvidas sobre inverno, neve e afins

Fato é que no Brasil não neva muito e acabamos não nos acostumando quando a temperatura cai um pouquinho. Por aqui poucos são aqueles que já sentiram o frio de verdade, inverno puro! Nevascas, temperaturas a vários graus negativos e aquele céu nublado sem graça nos dão uma noção do inverno real.

Para tanto, é sempre bom ter cartas na manga, assim como dicas que nos ajudam a prevenir qualquer eventual problema que o frio extremo possa nos causar! Venho falar alguns mitos e dúvidas que brasileiros do calorão como eu possam ter.

  • A melhor forma de se proteger do frio é colocar vários casacos: um em cima do outro!
    Não! Se esses casacos não forem impermeáveis e se você for pego por qualquer neve que caia do céu, esse montão de casacos (especialmente se forem de algodão) vão se molhar, e você vai sentir muito frio! Essa sensação de roupa molhada no inverno é extremamente perigosa, deixando a pessoa suscetível à pneumonia e outras doenças, cuidado!
  • Não sinto sede no inverno. Preciso beber água mesmo assim?
    Com certeza! De alguma maneira, o frio inibe a sensação de sede mas mesmo assim o corpo precisa de água para movimentar. Se você não se hidratar, existem grandes chances de se ficar doente.
  • Não está quente, por isso não vou levar um protetor solar.
    O protetor é presença obrigatória no inverno! A pele “queima” com o frio extremo, e o uso do protetor solar pode ajudar a evitar maiores queimaduras, especialmente no rosto que é a parte do corpo geralmente mais exposta.
  • Dirigir no inverno é um saco.
    Absolutamente! Se você planeja alugar um carro para rodar na sua viagem durante o inverno, tome muito cuidado. Camadas finas de gelo podem se acumular no asfalto deixando o caminho mais escorregadio. A comprovação está nos sempre constantes relatos de engavetamentos durante essa época do ano. Fora isso, é necessário ter muito cuidado com o carro, porque camadas de neve podem se acumular em cima dele durante a noite, e também é necessário “esquentar” o carro de uma maneira especial antes de sair.
  • As pessoas não tomam banho no inverno.
    Só se a pessoa for bem porca mesmo. Geralmente as pessoas tomam banhos sim, e ao contrário do que muita gente pensa, não se sente nenhum frio na hora do banho. As casas possuem aquecimento (geralmente a vapor) e ninguém passa frio do lado de dentro.
  • O cabelo fica mais bonito no inverno.
    Não encontrei nenhuma explicação científica, mas no meu caso em particular a resposta é um alto SIM! Meu cabelo parecia estar na escova o tempo inteiro, brilhoso e dificilmente ficava oleoso. Voltando pra Amazônia, a umidade deixou meu cabelo oleoso e com frizz de novo. :( (e posso dizer que em nenhum outro lugar o meu cabelo ficou tão bonito!)
  • Inverno dá depressão.
    Algumas pesquisas indicam que sim. Pelos dias serem mais curtos, consequentemente as pessoas veem menos a luz do sol. Existem pesquisas que afirmam que pessoas que passam muito tempo sem ver o sol tem maiores tendências a se tornarem depressivas. Existia até uma cidade na Suécia que tinha um índice tão alto de suicídios, que após algumas medidas como a instalação de luzes especiais em paradas de ônibus por exemplo, fizeram cair bastante essa taxa.

Viajar no inverno é muito bom! A alegria de sair de casa e ver tudo coberto de neve fazia o meu dia. Àqueles que dizem não gostar tanto de frio, recomendo pelo menos ver a neve por uma vez. De qualquer maneira, a sensação descobrir é maior que tudo!

Felicidade imensa ao ver a neve pela primeira vez! :)

Felicidade imensa ao ver a neve pela primeira vez! :)

Anúncios