Qualidade acima de tudo!

Ao comprar passagens aéreas, muitas pessoas ainda tem dúvidas de qual oferece o melhor custo-benefício. Seja com preço de passagem, número de conexões, serviços a bordo, tempo de viagem, aeroporto de chegada e afins. Afinal de contas, todos nós esperamos o melhor, especialmente em viagens, certo?!

Para comprar passagens aéreas, recomendo primeiramente fazer uma pesquisa geral em alguns sites de pesquisa, como o skyscanner, o edreams, o kayak, o decolar, submarino viagens e por aí vai. Verificando a passagem mais barata, eu entro no site da companhia aérea do preço mais em conta para confirmar (ou não) o valor. Se eu tenho tempo, eu vou até uma agência de viagens só para tirar o peso da consciência e verificar se a média de preços é aquela mesma que eu pesquisei. No fim, eu compro a passagem diretamente do site da companhia aérea que mais me agrada pelo preço e conexões.

Mesmo assim é fundamental saber que é preciso viajar bem. Eu particularmente penso que se é para pagar uma passagem barata com um serviço e recomendações terríveis, prefiro nem ir.

Das empresas que viajam para destinos internacionais a partir do Brasil, as que possuem os piores índices de satisfação do público com certeza são a Aerolíneas Argentinas e a Iberia. Se procurar nos fóruns e sites aqui pela internet, raramente tem algum comentário positivo.

Do outro lado da ponte, esse ano as 10 melhores companhias aéreas do mundo foram as seguintes:

  1. Emirates
  2. Qatar Airways
  3. Singapore Airlines
  4. ANA All Nippon Airways
  5. Asiana Airlines
  6. Cathay Pacific Airways
  7. Etihad Airways
  8. Garuda Indonesia
  9. Turkish Airlines
  10. Qantas Airways

Dessas 10 empresas, apenas 5 operam no momento aqui no Brasil, que são a Emirates, a Qatar Airways, a Singapore Airlines, a Etihad e a Turkish Airlines. A Qantas abriu recentemente um voo direto de Sydney até Buenos Aires, e muitos consideraram que esse voo seria um pé para que ela operasse até GRU ou GIG num futuro próximo. Já ouvi também boatos sobre a vinda da Asiana para o Brasil, mas até agora não sei de nenhuma confirmação.

Das outras companhias aéreas que operam no Brasil que estão presentes no top 100 das companhias aéreas desse ano de 2013, posso ressaltar a Lufthansa (11ª), Swiss Airlines (16ª), South African Airways (21ª), British Airways (27ª), LAN (36ª), KLM (37ª), TAM (39ª), Air France (40ª), Delta Airlines (45ª), Air China (51ª), Copa Airlines (55ª), United Airlines (57ª), Avianca (64ª), Alitalia (70ª), TAP Portugal (77ª), American Airlines (81ª), Ethiopian Airlines (85ª), e a Iberia (92ª).

Considerando todos esses rankings destas e outras empresas, junto com a minha avaliação pessoal, posso destacar as seguintes companhias para uma viagem tranquila:

  • Turkish Airlines: Ela justamente está no top 10 de 2013 pelo seu excelente atendimento, voos pontuais, comida em bordo e muitos outros fatores! Gostei muito de viajar pela Turkish. O hub de Istambul é ótimo, e eles dão toda a assistência aos passageiros, se necessário.
  • Lufthansa: Já dá para se imaginar que a organização alemã influencia bastante nos voos da companhia. Os procedimentos são todos corretos, atendimento excelente, e tem rapidez e eficiência. Um ponto negativo para a Lufthansa é que eu sempre viajo em aviões velhos, porém muito bem conservados e com manutenção eficiente.
  • KLM: Gostei muito também. Aviões modernos, tripulação muito bem educada e preparada e poltronas confortáveis. A comida estava maravilhosa e o voo foi tão tranquilo que acordei já descendo em Amsterdam. Não tenho nenhum ponto negativo.
  • Air France: Check in e embarque rápidos, bom atendimento da tripulação e pessoal em terra muito bons. Detalhe para o Haagen-Dasz de graça (assim como na KLM). O ponto muito negativo para mim é a comida. Toda vez que eu volto para o Brasil, eles insistem em servir um quiche de pepino bem gelado. Odeio pepino e pra mim, comida gelada não é legal.
  • TAM: Muita gente fala mal da TAM no Brasil, e eu realmente acho sem sentido. Prefiro viajar para destinos domésticos nela, e o atendimento para voos internacionais é muito bom. Os aviões em que viajei eram bem modernos e eficientes. Ponto negativo é por um atraso de umas duas horas que sofremos em MIA, onde o avião que nos serviria tinha se atrasado ainda em GIG.
  • TAP: Apesar da posição baixa no ranking, não tenho nada a reclamar da TAP. Preços bons e serviço ok. Também vale a praticidade de se embarcar do Nordeste (e logo, daqui do Norte!) e chegar na Europa em mais ou menos umas 6 horas.
  • Copa: Apesar de, dentre as aeronaves que viajei pela Copa serem um 737 e um E-190, gostei da praticidade. Para mim, que vivo no Norte, a Copa é um excelente meio de chegar rapidamente à destinos na América Latina e nos Estados Unidos (cidades além de Miami). Muita gente reclama do E-190 pelo tamanho, mas na realidade ele é um avião super confortável e com pouco barulho. O ponto de atenção negativo é o aeroporto de Tocumen, com poucas opções de alimentação e banheiros sujos.

Espero que eu tenha ajudado. Nem sempre é fácil de se escolher por onde é melhor viajar, no entanto, ver relatos de companhias aéreas, aeroportos, conexões e afins já torna o trabalho bem mais fácil de se fazer. Pesquise bastante antes de comprar a passagem! ;)

