Para rodar na Rússia…


…é preciso saber andar de Marshrutka! Mas afinal de contas, o que é isso?

As simpáticas marshrutkas são pequenas vans de cor amarela ou branca que servem as cidades russas, especialmente as de menor tamanho. Nem sempre os ônibus constituem 100% do sistema de transporte público, e em muitos casos, os ônibus só passam por ruas de maior porte.

Marshrutka amarela

Marshrutka amarela

Falando nos ônibus, em geral eles são bem antigos na Rússia e são de segunda mão, já tendo sido usado por outros países, como na Alemanha. Poucas cidades por lá possuem metrô, mas nenhuma delas tem um sistema que nem o de Moscou, que é realmente eficiente. Para complementar o sistema de transporte público, existem também uma espécie de bondes (não tanto trams, mas sim bondes).

Mas eu vim falar mesmo das Marshrutkas! Elas foram introduzidas na sociedade soviética como uma maneira alternativa de transporte, e essa moda acabou pegando! Todos que eu conheço que foram pra Rússia morrem de saudades dessa vanzinha amarela. Mas já prevenindo futuros viajantes e intercambistas para a Rússia, é bom ter alguns toques antes de rodar as cidades nas marshrutkinhas!

Leve dinheiro trocado, pois afinal de contas o transporte público é igual no mundo todo, em relação à troco. É sempre bom dar o dinheiro certinho, mas também já vi casos absurdos de gente querendo trocar 5000 rublos no ônibus. Na minha cidade, o ônibus custava 10 rublos e a marshrutka, 12 rublos.

Às vezes, as marshrutkas passam direto pelas paradas. E é bom, de vez em quando falar pro motorista que você vai parar logo (falando mesmo).

Andar numa marshrutka lotada não é legal. Confesso que eu não ando de ônibus aqui onde eu moro, mas eu tenho certeza que a sensação de ficar em um lotado não é nada legal. Agora imagina numa marshrutka, onde ela é bem menor em tamanho e em altura.

Você pode sentar ao lado do motorista, afinal de contas a marshrutka não é nada mais que uma van. E quando tem vaga, é a melhor jogada, especialmente quando lá pra trás tá tudo lotado.

Não coma dentro de uma marshrutka, senão você será multado (e levará uma bela bronca em russo do motorista).

Se prepare pra barbeiragem, lembrando que os motoristas russos em geral não são muito bons. Já peguei motorista que subia pela calçada só pra ter uma noção.

E também se prepare para mudanças bruscas no itinerário, afinal de contas, você está na Rússia!

Passar dinheiro para os outros é comum, especialmente quando você já anda numa marshrutka lotada. Você tem que dar dinheiro ao motorista, que também serve de cobrador. Alguns momentos depois, ele devolve o troco (se houver) junto com a passagem, e eles vão passando de mão em mão de uma maneira bem segura.

Minha reação ao escrever esse post: sdds andar de Marshrutka.

 

Anúncios