A tal magia do Natal

Essa época de fim de ano é cheia de celebrações especiais, peças de teatro, um milhão de confraternizações e muitas outras coisas. Especialmente na Europa, uma das principais atrações de natal são os chamados Christmas Markets, que são nada mais nada menos que um grande mercado ao ar livre, com vários produtos da região à venda, como comidas típicas, acessórios para frio e artesanatos em geral.

Os Christmas Markets tem nomes diversos, de acordo com a região que se encontram, podendo variar do Marché de Noël francês até o Weihnachtsmarkt alemão. Dizem que a sua origem é germânica, mas muitos outros países como a Itália, a França, Reino Unido e diversos países do leste europeu abraçaram essa ideia, deixando esses mercadinhos como fofos símbolos do natal e do inverno.

Mas enfim, quais são as atrações de um típico mercado de natal?

Primeiro, obviamente posso falar das compras! Como citei lá no primeiro parágrafo, existem muitos artigos fofos sendo vendidos. Posso citar artigos feitos de lã como luvas, gorros, cachecóis e afins, assim como, calçados feitos à mão, artigos em madeira como cucos, bonecos, decorações para casa, e muitos ursinhos de pelúcia são vendidos de certeza!

E claro que todo christmas market tem muita comida típica à venda! Saudades eternas do cheiro do caramelo no ar friozinho do inverno! Me lembro de maçãs do amor, pretzels, diversos tipos de castanhas caramelizadas, frutas cristalizadas, todo tipo de pães, algumas frituras e muitos bratwursts (especialmente em países germânicos)!

E onde tem comida, claro que tem bebida! Especialmente na Alemanha (onde essa tradição de mercadinhos de natal é mais forte), tem sempre alguma barraquinha vendendo cerveja aberta! Foco também para outras bebidas alcóolicas como o Eierpunsch (feita a partir de ovos) e o Glühwein (uma espécie de vinho).

Outros detalhes importantes dos christmas markets é que eles são obviamente movidos pelo ar religioso do natal em si. É comum de encontrarmos um presépio bem bonito e às vezes decorado de acordo com a cultura do local. Assim como é quase obrigatório que cada mercado de natal possua uma árvore de natal bem decorada!

Cada vez mais, os mercados aderem à tecnologia para o design, mas o clima pitoresco ainda é o mais conhecido e aceito! Isso também se aplica à música, já que sempre tem algumas bandas que animam o clima dos mercados.

Os christmas markets mais conhecidos ficam em Frankfurt, Sttutgart, Nuremberg, Augsburg, Dresden e Erfurt, todas na Alemanha. Porém outros mercados em Praga, Estocolmo, Dublin, Budapeste e Copenhague são bem conhecidos também. Assim que a viagem para a Europa no fim do ano esteja confirmada, é bom já ir pesquisando se terá algum Christmas Market para conhecer.

Anúncios