O natal ortodoxo em janeiro

Sim, essa foi a minha reação de espanto ao descobrir que em países católicos ortodoxos o natal não é comemorado no dia 25 de dezembro, como na maioria dos países cristãos. Na época, eu ainda estava pesquisando coisas sobre a Rússia já que eu estava com status “passagens compradas” e eu iria chegar bem no dia 7 de janeiro, quando o famoso natal ortodoxo aconteceria.

St Basil's

St Basil’s

Mas por que o natal é comemorado lá no dia 7 de janeiro, Sand?!

Isso acontece pelo fato de uma divergência de calendários. Antes, o calendário vigente era chamado de juliano, e ele era utilizado por todo o império Romano, mas após certas confusões com datas e eventos, foi elaborado um novo calendário, denominado gregoriano, que é o utilizado hoje em dia.

Esse calendário gregoriano foi sendo implantado ao longo dos séculos por diversos países, mas o Império Russo continuou basicamente uma das últimas unidades nacionais da Europa a possuir um calendário diferente. Com a Revolução de Outubro em 1917, a Rússia se adequou ao resto da Europa e “atrasou” 13 dias no calendário.

Porém a Igreja Ortodoxa em geral não mudou o calendário, ainda permanecendo como juliano! Por isso existe esse delay de alguns dias. Assim como existe a celebração do natal no dia 7 de janeiro, também há a celebração do ano novo no dia 14 de janeiro!

Mas claro que essa tradição está perdendo força com o tempo na Rússia, que é o país de tradição ortodoxa que obviamente eu sei falar melhor. Muitos já comemoram o natal no dia 25 de dezembro e o ano novo no dia 31, apesar dos dias 24 e 25 de dezembro serem úteis. Os dias 7 e 14 de janeiro ainda são comemorados com os respectivos nomes: old christmas e old new year.

A tradição do “natal velho” é bem mais forte que a do “ano novo velho” no entanto. Ambas as datas são de celebração com a família e pessoas próximas, junto a um banquete bem tradicional (sdds blinis).

Existe árvore de natal? Na minha host family, eles montaram uma árvore de natal que nem aqui no Brasil, mas ela é um pinheirinho, diferente das árvores de natal de plástico/metal daqui. Mais de um mês depois do natal (risos), o meu avô russo me pediu ajuda para desmontar a árvore. Como? Retirando os enfeites, quebrando os galhos e tirando pequenos espinhos galho por galho. Me machuquei com vários desses espinhos.

O que eles comem na ceia? Minha host family comemorou com vodka (claro), vários blinis (panquecas), chá, lasanha, frango e salsicha e tangerina (sim, eles tinham toneladas de salsicha na geladeira e caixas de tangerina no corredor!).

Fora isso, muita gente vai pra igreja acender velas e rezar. Muitos ainda tem uma conexão forte com os eventos religiosos, o que é uma tradição bem bonita!

Esse post bem que poderia ter ficado para o dia 7 de janeiro, mas para lá estou preparando um texto especial! De qualquer maneira, feliz natal novamente! :)

