O básico da União Europeia

Então, muita gente acaba me perguntando muitas coisas sobre a Europa. São várias dúvidas, desde documentos necessários, tax free, conversão de moedas, idiomas e um monte mais! Para sanar as dúvidas de alguns viajantes, listo aqui 7 perguntas frequentes sobre a Europa e suas peculiares características para o turismo.

Veneza

Veneza

Q: Quais os países que fazem parte da União Europeia? A: Atualmente a União Europeia possui 28 estados-membros que são: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Itália, Polônia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Croácia, Romênia, Bulgária, Grécia, Estônia, Letônia, Lituânia, Malta, Chipre, Finlândia e Suécia. No momento, outros países estão em processo de admissão para a entrada na comunidade, como a Islândia e a Turquia.

Q: O que é a Zona Schengen? A: Existe um famoso acordo chamado de “Acordo de Schengen”, que permite a livre circulação de pessoas e mercadorias por certos países da Europa. Esses países compreendem quase todos da União Europeia com exceção da Inglaterra e da Irlanda. A Islândia, a Noruega e a Suíça, que não fazem parte da União Europeia, são membros do Acordo de Schengen. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que não é preciso passar por imigração ou alfândega em trânsito entre estes países. Mas se você estiver na França e pegar um voo para a Inglaterra, você precisará passar pela imigração.

Palácio de Schönbrunn em 2010

Palácio de Schönbrunn em 2010

Q: Preciso de visto para cada um destes países da Zona Schengen ou da UE? A: Não é necessário visto para quem pretende passar até 90 dias transitando entre países da Zona Schengen. Somente o passaporte com um tempo de pelo menos 3 meses de validade é necessário, junto com um seguro saúde (comprado em qualquer agência de viagens, ou até pela internet) com cobertura de até 30000 euros.

Q: Qual é a diferença entre União Europeia e Zona do Euro? A: A União Europeia é simplesmente o mercado comum europeu, onde as leis econômicas e políticas se aplicam igualmente para todos os países. Mas isso não obriga todos os estados-membros a terem a moeda única. Os países da União Europeia que não adotam o Euro como moeda são Reino Unido, Suécia, Polônia, República Tcheca, Hungria, Croácia, Romênia e Bulgária. Cada um desses países possui sua própria moeda.

Q: Existe algum país na Europa (não necessariamente na UE) que exige visto para brasileiros? A: Até meados do ano passado, a Sérvia exigia visto de turismo para brasileiros. Hoje em dia, somente Belarus (também conhecida como Bielorrússia) exige visto de turismo, que é tirado ao momento que se entra dentro das fronteiras do país. Detalhe que esse visto é pago e o valor depende de qual for sua nacionalidade e propósito de viagem.

Vista aérea de Rothenburg ob der Tauber

Vista aérea de Rothenburg ob der Tauber

Q: Chegando na Europa, qual é o país que eu devo passar pela imigração? A: No primeiro país que você chega e o último a sair. Ao fazer apenas uma conexão no primeiro aeroporto, normalmente eles irão te encaminhar pela imigração e após, à sala de embarque para destinos europeus.

Q: Como faz o Tax Refund (Détaxe)? A: Para conseguir o Tax Refund, é necessário apresentar a nota fiscal de alguma compra feita numa única loja em um dia. O valor mínimo da compra necessária para conseguir o Refund muda de país para país. Só para comparar, esse valor é de 175 euros na França, e na Itália esse valor é de cerca de 150 euros. Para conseguir o refund, é necessário o preenchimento de um formulário nessa loja onde a compra foi feita. Neste formulário, geralmente se pede o nome completo, número de passaporte, endereço no Brasil, data da passagem para fora da UE e assim sucessivamente. Após, segue-se com esse formulário até a Aduana do aeroporto de saída, entregue o formulário no correio e receba o valor do seu Refund na hora, ou creditado no seu cartão.

Anúncios

2 comentários sobre “O básico da União Europeia

Os comentários estão desativados.