15 dicas para gastar menos em viagens

Moedas de alguns lugares

Moedas de alguns lugares

Viajar e aproveitar lugares interessantes não é tão difícil assim. Mas quando o assunto envolve dinheiro, nós devemos ficar um pouco mais cautelosos e prudentes, e para isso, é interessante notar que existem maneiras de economizar para aproveitar as férias com conforto e tirar o máximo proveito delas!

Lembrando que não é necessário passar fome e necessidades por aí apenas para gastar alguns reais. Claro que toda aventura é válida, desde que ela seja compatível com o que você aguenta!!

1. Pesquise tudo que você puder.
Hoje nós temos muita informação disponível na internet, ao alcance de todos. Caso apareça uma ideia de lugar ou roteiro para viagem, pesquise na internet que vários sites e blogs vão dar informações sobre esse lugar específico! Essas informações podem sim te ajudar a economizar, de acordo com a vivência destas pessoas.

2. Fique de olho nas promoções.
As companhias aéreas geralmente lançam promoções bem interessantes no período de baixa temporada. Elas geralmente lançam essas promoções em outubro, abril e às vezes até mesmo um pouquinho antes das férias de julho e dezembro. Para fazer comparações de preços de passagens, utilize sites de pesquisa especializados, como o skyscanner, o kayak, o decolar e afins. De acordo com os preços listados, compre a passagem diretamente do site da companhia aérea correspondente.

3. Organize-se com antecedência.
Quando nos organizamos cedo, podemos fazer pesquisas melhores, tanto de passagens aéreas, acomodação, possíveis roteiros e etc.

Mesa com blinis e biscoitos russos.

Mesa com blinis e biscoitos russos.

4. Fique de olho nas casas de câmbio.
Hoje em dia, levar dinheiro vivo pode ser mais vantajoso devido às altas taxas de cartões de crédito/débito aliadas ao IOF. Mas as taxas de conversão nas casas de câmbio variam, e em alguns casos, bastante. Essa pesquisa também ajuda a economizar bastante.

5. Use suas pernas e o transporte público.
Usar o metrô, ônibus e afins ajudam bastante na hora de desbravar a cidade. Porém às vezes a melhor coisa é pegar um mapa de bolso e desbravar tudo a pé.

6. Faça compras no supermercado.
Parece que não, mas comprar comida no supermercado é bastante útil. Não é necessário comer muito à noite em viagens, às vezes muita comida pode até fazer mal. Você também pode cozinhar seu jantar no hostel, quando houver cozinha.

7. Viaje com amigos.
Além de ter uma boa companhia, a divisão de custos deixa a viagem para todos muito mais econômica!

8. Use wi-fi gratuito.
Planos de dados e telefônicos pelas operadoras do Brasil saem muito caros! No exterior é extremamente fácil de encontrar wi-fi gratuito em cafés, bares, monumentos e afins.

9. Plat du jour.
O plat du jour, o prato do dia ou a sugestão do chef são refeições que saem por um preço mais em conta do que as demais. Às vezes ela pode vir acompanhada de uma bebida ou de uma sobremesa!

Ruela na Candelaria

Ruela na Candelaria

10. Quanto mais perto das atrações, mais caro.
E essa regra se aplica a quase tudo: hoteis, albergues, restaurantes, cafés…

11. Não tome café no hotel, se não for gratuito.
Caso o café da manhã não for incluso, comer algo rápido numa padaria da região ou semelhante sai bem mais em conta. Também é válido comer algo que você tenha comprado no supermercado. Se der, também faça um sanduíche no café da manhã

12. Carteirinha de estudante.
Os museus sempre aceitam a carteirinhas de estudantes. Geralmente eles aceitam qualquer carteira que ateste que você estude em uma universidade, enquanto outros lugares só aceitam a da ISIC. Tem lugares dentro da UE que oferecem desconto a menores de 25 anos, com ou sem carteirinha.

13. Aprenda algumas palavras locais.
Na hora das compras, saber algumas expressões pode não só ajudar na barganha, mas também ajuda a ganhar a simpatia dos vendedores e prestadores de serviço!

14. Procure atrações gratuitas.
As cidades sempre tem vários lugares pedindo para ser descobertos, e nem todos eles são pagos! Às vezes os melhores lugares são surpresas encontradas ao acaso.

15. Faça tudo por conta própria, mas cuidado.
É possível planejar uma viagem incrível somente pelo computador! Passagens aéreas, acomodação, seguro, ingressos e criação de roteiros são super fáceis de serem encontrados online.

Lojinhas

Lojinhas

Anúncios