Camilla Responde

Hello again, world! Infelizmente eu estou com pouco assunto e tempo pra desenvolver temas por aqui. :( Motivo? Vários! Alta do dólar/euro, trabalho, fim da faculdade, outras despesas importantes e algumas outras coisinhas.

Porém eu sempre fico de olho na movimentação por aqui (hehe), e fico muito satisfeita com os feedbacks positivos que eu recebo, número de visualizações por dia e também observo as dúvidas dos leitores. Já que eu não vou viajar por um tempo, – e passar um ano sabático aqui em Manaus city mesmo – esse post é especial para tirar algumas dúvidas que chegam até mim!

Conversor de moedas:

É bem comum de chegar aqui e me deparar com dúvidas de leitores como: “Quantos reais valem 100 rublos?” ou “Quantos pesos equivalem a 1 real?”. Essas perguntas não tem respostas fixas justamente pelo nosso câmbio e não posso afirmar algo que muda diariamente.

Porém temos ferramentas que nos ajudam a ter uma ideia de quanto cada moeda valerá em reais ou vice versa através do Conversor de Moedas do Banco Central, que é o aplicativo que eu uso quando tenho alguma dúvida de valor de alguma moeda.

Ali é só escolher qualquer moeda e comparar com o real. Por exemplo, quando eu morei na Rússia, 1 real valia cerca de 17 rublos. De acordo com o conversor de moedas hoje (08/08), 1 real tá valendo 18 rublos, ou seja, a diferença não está muito grande, haha. :)

Levar moeda brasileira pra trocar no exterior:

Ainda sobre moedas e afins, eu vejo muitas dúvidas sobre “Onde que posso trocar reais por forints?” “Posso levar real e trocar pela moeda X no exterior?”.

No caso, é melhor aceitar um conselho: se você pretende viajar para o exterior, escolha bem a moeda que você vai levar. Quando eu vejo a realidade das casas de câmbio aqui em Manaus, basicamente elas possuem dólar e euro para troca somente. Quando se viaja para os Estados Unidos ou para a Europa, a vida fica super fácil, e não tenha dúvidas que dólar e euro são as moedas para se levar nestas viagens, respectivamente.

Porém se você for ao Japão, para a Índia, África do Sul, ou qualquer outro lugar com outra moeda, fique à vontade para escolher a sua moeda de troca por lá, seja dólar ou euro. Talvez pela cotação de hoje, onde o dólar está valendo R$ 3,51 e o euro R$ 3,85, levar euro talvez tenha um pouco mais de vantagem, pelo fato de que o euro geralmente vale bem mais nas casas de câmbio no exterior do que o dólar. Porém a diferença acaba sendo pouca na conversão entre essas duas moedas e uma terceira moeda no país que você vai converter .

E para complementar o tópico: não confie em levar real para o exterior. Raramente casas de câmbio aceitarão o real como moeda, e para evitar riscos, opte pelo dólar ou euro. O mesmo acontece para o contrário: são raríssimas as casas de câmbio (aqui em Manaus não tem nenhuma) que troque rublo por reais, por exemplo.

Reclame aqui:

Sempre me chegam dúvidas de pessoas que gostariam de reclamar do serviço de companhias aéreas, principalmente. Existem algumas que chegam no meu feed, mas tem uma empresa em particular (que não vou revelar o nome, hehe) que eu sempre vejo gente reclamando, seja por email, termos de busca ou afins.

Mas enfim, contar relatos pela internet de suas experiências (sejam positivas ou negativas) é super relevante para outras pessoas que utilizam o google, blogs, trip advisor e outras ferramentas para buscar o melhor custo-benefício, mas nunca se esqueça de buscar seus direitos, quando necessário, através do Procon.

Existe uma resolução da ANAC feita após o apagão aéreo que dá alguns direitos aos passageiros no caso de atrasos ou cancelamentos.

Se existe um atraso com duração superior a uma hora, é dever da companhia aérea oferecer ao passageiro alguma forma de comunicação.

Se o atraso for superior a duas horas, a companhia aérea deverá oferecer alimentação ao passageiro.

Já se o atraso for superior a quatro horas, a companhia deverá oferecer transporte e acomodação ao passageiro, e se houver cancelamento, até o reembolso é uma das opções.

 

Espero que essas três respostas tenham sido relevantes! E não se esqueça, se for viajar, continue pesquisando!

Anúncios