Uma tarde em Ljubljana – Relato

Há algum tempo fiz uma viagem maravilhosa para a Europa com toda a minha família onde passamos por alguns dos grandes highlights do continente: Paris, Munique, Roma, Genebra e afins. Porém passamos em duas cidades que ainda não são tão exploradas pelos brasileiros: a pequena Maribor e a charmosa Ljubljana (ou Liubliana se assim preferirem), que são as duas principais cidades da Eslovênia, pequeno país ao sul da Áustria que fez parte da Iugoslávia durante a segunda metade do século XX.

Como meus avós estavam conosco, assim como a minha priminha que apenas havia um ano, estávamos naquelas excursões de turismo mesmo, e o tour programado para aquele dia saía de Viena, atravessava a fronteira com a Eslovênia, passávamos por Maribor onde ficaríamos cerca de uma hora e logo seguiríamos para Ljubljana. Ficaríamos cerca de três horas por lá e no fim da tarde partiríamos em direção a Veneza, onde iríamos dormir.

Já estávamos aproximadamente na metade da nossa linda viagem quando saímos de Viena bem cedinho. Pouco antes de chegar na Eslovênia, o guia interveio e começou a pedir que nós não tirássemos foto durante a passagem na fronteira. A Eslovênia faz parte tanto da União Europeia como da Zona Schengen e da Zona do Euro, porém ainda haviam alguns resquícios ali que lembravam dias da guerra fria.

De fato quando chegamos na fronteira, o ônibus foi parado (provavelmente para checar documentos e afins), coisa que não tinha acontecido em nenhuma fronteira. Mas enfim, tudo foi tranquilo e entramos no país. Era a minha primeira vez em algum país da “cortina de ferro” e me senti ~a~ desbravadora. Vinte anos antes ninguém passaria por aquela fronteira da mesma facilidade que se tem hoje.

Falando um pouco mais sobre o país: a Eslovênia, como disse acima, foi um dos países integrantes da Iugoslávia mas foi um dos primeiros a declarar a independência. De todos os países da antiga Iugoslávia, a Eslovênia é a que possui o maior IDH, PIB per capita e qualidade de vida. De fato, eu encontrei em Maribor e em Ljubljana duas cidades muito organizadas, surpreendentes no meu ponto de vista.

A parada em Maribor foi mais estratégica e não tinha muito tempo para explorar a cidade, por isso, exploramos apenas a praça da Catedral e suas redondezas para não perdermos muito tempo e depois entramos numa enorme loja de departamentos ali.

Falando em preços, eu particularmente achei as coisas com valores ótimos comparados ao restante da Europa. Fui na seção de maquiagens e pra cada coisa que compramos, ganhávamos um brinde. Eu comprei um batom, e de brinde ganhei um perfume sólido. Foi o primeiro perfume sólido da minha vida, haha.

Então em seguida partimos para Ljubljana, a capital da Eslovênia. A cidade é pequenininha, e bem lindinha e charmosa. Ela ainda conserva muitos prédios históricos, e assim como existem prédios pitorescos, outras partes da cidade conservam um ar moderno e bem organizado.

Confesso que também achei Ljubljana excelente para compras! Juntando todas as pessoas daqui de casa, acho que compramos umas 5 ou 6 bolsas, hahaha. Posso até estar levemente enganada, mas achei preços de produtos de marca relativamente competitivos ali.

Mas enfim, numa visita rápida, o que posso ver em Ljubljana?

  1. A cidade velha
    Geralmente as cidades na Europa possuem uma espécie de “old town”, onde a maior parte do agito cultural acontece. No caso de Ljubljana, a cidade velha é toda a região do centro, cheia de museus, teatros, paisagens pitorescas e também onde tem a maior concentração de turistas. Ótimo lugar pra tirar muitas fotos :)
  2. Castelo de Ljubljana
    Caso tenhas disposição e um tempo mais flexível para apreciar a vista da cidade de cima, suba o Castelo que fica próximo da Cidade Velha e ao rio Ljubljanica. Dá para subir de funicular ou a pé mesmo.
  3. Ponte tripla
    Uma pequena ponte de pedra que passa sobre o rio Ljublianica somente. Porém a ponte é bem charmosa e combina com o visual pitoresco da Old Town. Ali existe uma concentração de artistas de rua e turistas
  4. Cankerjevo Nabrezje
    Próximo à cidade velha, essa região cheia de bares e restaurantes é ótima para descansar, tomar uma cerveja, ou simplesmente passar o tempo de uma maneira agradável.

P1020631

P1020630

P1020619

P1020628 - Cópia

Anúncios