Algumas horas em Monterey

Olá, pessoal! Algum tempo atrás eu escrevi o post “A costa da Califórnia“, dando detalhes da road trip que fizemos na Highway 1, estrada cênica nas margens do Pacífico. Esse foi um dos dias em que eu mais vi paisagens incríveis em toda a minha vida, simplesmente inesquecível!

Pois bem, é impossível fazer todo o trajeto da Hwy 1 em um dia, então fazer ao menos uma parada é primordial. Aproximadamente no centro da Califórnia, se encontra a cidade de Monterey, que foi a primeira capital do estado e ainda conserva seu ar tradicional hispânico, lembrando que toda a costa oeste dos Estados Unidos e o Texas fizeram parte do império espanhol, e posteriormente, do México.

Então fica a dica: se você pretende fazer essa viagem de carro específica, faça uma parada em Monterey.

Bandeiras dos Estados Unidos e da Califórnia em Monterey

Bandeiras dos Estados Unidos e da Califórnia em Monterey

Se você não quiser dormir lá, existe a opção de ir até Carmel-by-the-sea, que é uma cidadezinha linda, parecida com Campos do Jordão. A hospedagem, no entanto, costuma ser mais cara que em Monterey.

Mas o que tem pra fazer em Monterey?
A cidade de Monterey é bem pequena, ela possui cerca de 30 mil habitantes. Mas existem dois pontos turísticos que merecem sua atenção: a Cannery Row e o Old Fisherman’s Wharf.

Baía de Monterey

Baía de Monterey

Primeiramente a Cannery Row, o que ela possui de especial?

A Cannery Row é uma rua turística localizada no centro histórico de Monterey. Localizada na beira da Monterey Bay, esta rua possui várias lojas, museus e restaurantes, fazendo com que ela esteja sempre bem movimentada.

Estátua na Cannery Row

Estátua na Cannery Row

Provavelmente o principal hotspot da Cannery Row é o Monterey Bay Aquarium, que é um dos centros de pesquisa sobre animais aquáticos mais importantes dos Estados Unidos, que como o nome diz, possui um aquário, e também um museu. Como expliquei no post sobre a road trip em geral, chegamos depois das 16h na Cannery Row, quase na hora de fechamento do museu. Até entraríamos, mas o ingresso era muito caro para apenas aproveitar 15 minutos lá dentro.

Fachada do Monterey Bay Aquarium (detalhe para o polvo inflável em cima do telhado)

Fachada do Monterey Bay Aquarium (detalhe para o polvo inflável em cima do telhado)

Ali atrás do aquário existe um vista point lindo para tirar fotos da Baía e de parte da orla de Monterey. O dia estava lindo, e rendeu boas fotos com as crianças.

DSCF2152

Na verdade, vista points não faltam na Cannery Row. Na parte da orla onde se encontram as lojas e restaurantes, é muito fácil de encontrar espaço para tirar lindas fotos, e também (acho que mais importante), apreciar a paisagem.

Não comemos em nenhum restaurante dali naquele dia, mas o que não faltam são opções. Ali possui um Bubba Gump, restaurante que serve frutos do mar bem gostosos, e com tema do Forrest Gump. Muitos outros restaurantes dali também são especializados em frutos do mar, e alguns oferecem uma amostra grátis de Clam Chowder, uma sopa de mariscos muito gostosa.

DSCF2148

As lojinhas da Cannery Row são variadas: roupas, óculos de sol, brinquedos, e muitas, muitas lojas de souvenirs.

Ah, e a Cannery Row não é longa. Andamos um pouco mais, e a rua já termina. Ambiente super agradável, organizado e bonito. Existe lugar para estacionar também: na rua é mais difícil, pois é sempre cheia, mas existem estacionamentos pagos bem pertinho.

Cannery Row

Cannery Row

Depois da Cannery Row, fomos ao segundo ponto de interesse de Monterey, o Old Fisherman’s Wharf. O que tem de bom lá?

DSCF2173

Ali funcionava como um mercado de peixes até os anos 1960, e com o passar do tempo, o local virou um ponto turístico, e o que tinha ali anteriormente foi dando lugar a restaurantes e outras lojas que chamam a atenção dos turistas.

Hoje, o Old Fisherman’s Wharf abriga uma grande quantidade de restaurantes (a grande maioria de frutos do mar, para variar), lojas de lembrancinhas e uma ou outra loja especializada em peixes.

DSCF2178

O local também é bem rústico, com aparência de píer. Mas assim como o Pier 39 de San Francisco, o Old Fisherman’s Wharf é bem colorido e chamativo! Vale a pena conhecer.

Gostaria também de atentar para não confundir com o Fisherman’s Wharf de San Francisco! Lá, o Fisherman’s Wharf é um bairro (que por sinal, é onde se encontra o Pier 39).

DSCF2177

Algumas lojas já fechadas

Só para lembrar, como já falei para vocês, chegamos já meio tarde na Cannery Row. Passamos um bom tempo lá, o que significa que já chegamos tarde no Old Fisherman’s Wharf. Por causa disso, o local estava bem vazio, e nem se comparava com a Cannery Row que estava mais cheia. Muitas lojas já haviam fechado, o que pode explicar isso. Alguns restaurantes ainda estavam abertos, mas não paramos em nenhum.

Conclusão

Um dia é mais que o suficiente em Monterey. Existem outros pontos de interesse por perto que valem muito a pena conhecer, como Carmel-by-the-sea. Se possível, chegue no início da tarde para conhecer o Monterey Bay Aquarium, que foi a única coisa que não fizemos dentre nossas intenções na cidade. E se for comer lá, escolha frutos do mar. De entrada, peça um clam chowder.

Anúncios