A foto icônica: Golden Gate

Cada cidade possui seu ícone, sua representação, sua imagem símbolo. No caso de São Francisco, quem fica com o papel de ícone é a Golden Gate, ponte suspensa que liga a cidade ao norte da Califórnia. Nesse post vou falar sobre como foi minha visita até lá, assim como curiosidades sobre a bela ponte.

Vista

Vista

São Francisco é uma cidade que dispensa comentários! De todas as cidades dos Estados Unidos que conheci, com certeza San Fran é a minha favorita por uma série de motivos, e aqui se encontram alguns:

  • a localização privilegiada entre a Baía e o Oceano Pacífico;
  • a mistura entre os estilos: natural X alta tecnologia;
  • abundância de parques e áreas verdes;
  • conexão com o mar, seja na culinária, arquitetura e outros.

Mesmo com concorrência forte, a Golden Gate se sobressai dentre todas as outras atrações da cidade. “É só uma ponte”, podem dizer, mas sua estrutura colossal ao mesmo tempo impressiona e encanta.

Acompanhe também: Até São Francisco

Como e onde tirar fotos?

São Francisco se encontra numa pequena península, então é possível de observar a Golden Gate de quase todas as partes da orla. Como possuímos pouco tempo na cidade (e realmente há muito o que fazer), decidimos escolher um só lugar para tirar nossas fotos. Para tanto, nos recomendaram um vista point logo após a travessia da ponte.

O que é um vista point? É um ponto onde você consegue ter vistas incríveis de determinado lugar. É tipo um mirante.

É impressionante ver São Francisco e Oakland tão pequenininhas assim

É impressionante ver São Francisco e Oakland tão pequenininhas assim

Então fomos lá e atravessamos a Golden Gate. É emocionante passar lá pela primeira vez, por se tratar de uma ponte tão famosa! Não sabia o que observar primeiro: se era a estrutura da ponte, a cor laranja universal ou a linda Baía de São Francisco.

Atravessando a GG

Atravessando a GG

Esse vista point não é longe do fim da travessia da Golden Gate. É uma das primeiras saídas do lado direito, estacionamos o carro e começamos a tirar fotos.

O dia estava nublado. Por isso a Golden Gate estava encoberta, vista da cidade

O dia estava nublado. Por isso a Golden Gate estava encoberta, vista da cidade

Nós atravessamos a Golden Gate de carro, mas é totalmente possível de caminhar por toda sua distância (1 milha, ou 1,6 km) a pé. Numa foto um pouco mais acima é possível de perceber isso.

Esse vista point que fomos é bem tranquilo: possui algumas pessoas, mas nada que deixe o ambiente lotado ou desagradável. Lembro aqui que é um ângulo de vista: existem outros lugares recomendados para tirar fotos com a Golden Gate. Um lugar que me falaram bem foi Crissy Field, no Presidio.

Golden Gate vista do mirante

Golden Gate vista do mirante

Curiosidades sobre a ponte Golden Gate

– A ponte recebeu esse nome deivido ao estreito que separa a Baía de São Francisco com o Oceano Pacífico: o Estreito de Golden Gate.

– Inicialmente, muitos criaram oposição pela construção da ponte. Alguns afirmavam que a estrutura tiraria a beleza natural do estreito, enquanto outros que tinham envolvimento com empresas de ferry boats que transportavam carros para o outro lado temiam pela segurança de seu negócio.

– A construção da ponte começou em 1933 e a inauguração foi em 1937. Só que a primeira vez que alguém propôs a ideia de ter uma ponte ali foi em 1872.

– A Golden Gate foi pioneira em segurança do trabalho. Numa época que muitas mortes ocorriam em acidentes de construção, medidas importantes como instalação de redes e uso de roupas de proteção foram utilizadas. Mortes ainda ocorreram, mas em número reduzido.

– Um terremoto aconteceu durante as construções, em 1935.

– Falando em terremotos, ela foi projetada para aguentar tremores de até magnitude 8.0. Ela também aguenta rajadas de vento de mais de 100 km/h.

– A cor da ponte é Laranja Internacional. Existem algumas teorias sobre a escolha dessa determinada cor, e a que eu mais apoio é a que esse tom de laranja combinaria mais com o ambiente.

– A ponte só fechou poucas vezes em toda a sua história. Três vezes foram por causa dos ventos fortes que batem na região.

– Cerca de 1500 suicídios já aconteceram na Golden Gate, fazendo com que esta ocupe uma infame primeira posição nessa categoria.

Espero que tenham gostado! Em breve, postarei mais coisas sobre San Fran! :)

Golden Gate vista do mirante

Golden Gate vista do mirante

 

Anúncios