O que fazer em Malá Strana?

Olá a todos! Semana passada eu fiz um post sobre a Cidade Velha de Praga, a Staré Město, e para continuar a falar sobre a capital da República Tcheca, vou falar hoje sobre o que eu vi e o que é bom fazer em Malá Strana.

Essa região é conhecida como a Cidade Baixa, e ela fica do outro lado da Cidade Velha, bem no sopé do Castelo de Praga. Ela é bem diferente de Staré Město mas possui um lindo charme!

Acompanhe também: Staré Město, a cidade velha de Praga

Praça

Praça

Onde se localiza e quais são suas características gerais?

Como adiantei no texto anterior, Malá Strana se localiza na margem esquerda do rio Vltava, lembrando que a cidade de Praga é cortada por esse rio em duas grandes zonas, leste e oeste. Enquanto a Cidade Velha, a Cidade Nova e o bairro judaico de Josefov se localizam na margem direita do rio, a Cidade Baixa e o Castelo de Praga se localizam no lado oposto.

Acompanhe também: O bairro judaico de Praga e suas curiosidades

A Cidade Baixa possui características muito distintas, comparadas a outras zonas da cidade. Essa região é cheia de jardins, canais e palacetes de estilo barroco, onde vivia a antiga nobreza tcheca.

Suas ruelas tradicionais de paralelepípedos merecem ser exploradas a pé, cada uma com pubs, restaurantes, artistas de rua e muita, mas muita arte! Ali é um ótimo lugar para se hospedar também, inclusive o hostel que escolhi se localiza nesta região.

Tenho uma coisa para confessar também. Gostei mais das fotos que tirei da Cidade Velha! :/

Acredito que um dia inteiro de caminhada é o suficiente para conhecer toda Malá Strana: existem muitos lugares a se explorar, como esses que vou listar aqui agora.

I have this thing with streets

I have this thing with streets

Algumas atrações de Malá Strana

A Lennon Wall é provavelmente uma das atrações mais simbólicas de toda a cidade de Praga. Em meados dos anos 1980, este ordinário muro começou a ser preenchido com letras de músicas dos Beatles, citações do John Lennon e outras mensagens de paz.

Aos poucos, esse muro virou símbolo da resistência do povo tcheco contra a opressão do regime comunista imposto pela antiga Tchecoslováquia. Curiosamente, a maneira mais simbólica e desafiadora que jovens simples como eu e você fizeram para peitar o comunismo foi… escrevendo! Os comunistas até pintaram o muro de branco algumas vezes, mas as mensagens (felizmente) teimavam a voltar!

Hoje em dia, esse muro recebe muitos visitantes, e alguns ainda fazem suas contribuições para o muro.

P1020026

A Igreja de São Nicolau fica numa pracinha bem no coração de Malá Strana. Essa igreja é linda (se não a mais linda da cidade) e possui um estilo barroco inconfundível. Ela é aberta ao público, mas não pode tirar foto com flash do lado de dentro.

A pracinha que fica em frente à igreja é super movimentada também. Como ela está localizada num local estratégico de Malá Strana, existem muitas lojinhas e restaurantes ao redor. Não gosto de falar que um prédio é fotogênico, mas este é o caso da igreja com a pracinha, haha.

Curiosidade interessante sobre a igreja: sua construção demorou 100 anos do início ao fim!

Street view

Street view

Entrada da Igreja

Entrada da Igreja

Honestamente não sei como ali se chama, mas existe uma “pequena ponte dos cadeados” em Praga, que atravessa um pequeno canal adjacente ao rio Vltava.

Como já virou moda em alguns lugares do mundo, os cadeados que representam um casal cada ganhou seu espaço cativo na capital tcheca. Mais amor, por favor! <3

Ah, parece que dá para andar de barquinho nesse canal. Se você tiver tempo e dinheiro, acho que é uma atração que vale a pena!

O canal

O canal

No post sobre a Cidade Velha, falei um pouco sobre a Charles Bridge (Ponte Carlos), e vale a pena citar aqui de novo, já que essa ponte liga Staré Město justamente à Malá Strana. Esta ponte Carlos (Charles Bridge) é juntamente com o relógio astronômico, o principal símbolo de Praga. Essa ponte pedestre e medieval foi construída por Carlos, o rei tcheco mais conhecido, em meados do século XVI.

Originalmente a ponte que vemos hoje foi construída em substituição a outra que foi destruída por uma enchente. Também contei a história dela em outro post, onde tentei contar resumidamente tudo que envolve este belíssimo lugar!

Acompanhe também: A conexão de Praga

Vista da pontinha da Charles Bridge

Vista da pontinha da Charles Bridge

Eu poderia falar nesse post sobre o Castelo de Praga, mas teoricamente ele fica numa região de Praga separada só para ele, a Hradčany. Mas fica a dica que Malá Strana fica logo abaixo do castelo, no sopé do morro onde se localiza a melhor vista da cidade.

Mas como já dá para imaginar, essa região mais próxima ao castelo tem muitas ladeiras! Andar ali cansa bastante, mas existem uma série de lojas, patisseries, pubs e outros bem tipicamente tchecos. Encontrei ali os melhores preços para lembrancinhas.

Não parece, mas é uma ladeira íngreme

Não parece, mas é uma ladeira íngreme

Eu também posso destacar alguns outros lugares que são bem avaliados na internet em Malá Strana como a Torre Petrín, o Museu Franz Kafka e o Palácio Liechtenstein. Infelizmente tempo foi um problema e não consegui visitar nesse fim de semana off. Mas já está anotado na wishlist!

 

Anúncios