Olá, internet! Ano passado eu fiz este post e este post onde falei um pouco das disciplinas do meu primeiro período cursando Arquitetura e Urbanismo. No segundo post eu disse que voltaria no final do segundo semestre pra dizer como tudo tinha sido em relação as disciplinas e tal… spoiler: nunca voltei.
Como voltei a postar textos recentemente (e abri uma exceção pra Arquitetura e Urbanismo, por que eu acho que é importante compartilhar essa experiência aqui também, além das viagens), vou continuar falando o que eu achei das disciplinas. Mas antes de falar do meu período atual, vamos voltar a falar do segundo.
(Post será longo para padrões Sand, logo avisando! :)
1. Informática na Arquitetura 1 e Estudo da Forma 2
Primeiramente, vamos começar com o primeiro baque mais forte que tivemos como turma na nossa caminhada no curso. É curioso observar os textos mais antigos e ver quais eram minhas preocupações. Defendi a estrutura do curso (e ainda a defendo em alguns aspectos), mas sentimos um golpe muito grande chamado falta de professor.
Acontece que alguns professores estavam em doutorado e não teve quem ministrasse essas duas disciplinas acima. Forma 2 seria a nossa primeira disciplina que iríamos “continuar”, e Informática seria nosso primeiro contato com os aplicativos, no caso o Autocad.
Não deu pra 2017/2, mas já dou outro spoiler pra vocês: fizemos agora essas duas disciplinas em 2018/1. Felizmente ninguém se atrasou e tivemos uma espécie de “final feliz” (dependendo pra quem você pergunta).
No momento oportuno (ou seja, post sobre o 3° período), vou falar sobre essas duas disciplinas direitinho.
2. Paisagismo 1
Agora o principal baque pessoal. Eu tinha tempo livre e decidi adiantar uma disciplina do quarto período (que é o que irei começar mês que vem), mas acabei desistindo por motivos pessoais.
Ou seja, sem meias palavras, essa foi minha primeira reprovação no curso. Felizmente não foi uma reprovação doída, de uma disciplina que eu estudei, me matei de estudar e acabei falhando – eu reprovei por que em determinado momento eu não fui mais para as aulas.
Poderia ter trancado? Claro! Só que como eu estava no segundo período, eu não poderia fazer o trancamento e só descobri isso no momento que o sistema impediu que eu fizesse isso. Se eu soubesse que era proibido trancar disciplinas no segundo período, provavelmente nem teria me matriculado e esperaria o quarto período pra fazer certinho.
Da próxima vez, teremos um final feliz (espero eu, haha).
3. Topografia
Falando em finais felizes, é o que teremos daqui até o final do post :)
Topografia foi uma disciplina bem pesada, e foi a primeira que teríamos aula prática de campo, montando teodolito, ficando no sol, medindo coisas e fazendo todos os procedimentos para o cálculo de determinadas áreas. Eu achava que essa seria a disciplina mais complicada do semestre: maior carga horária, cálculos, aula prática, disciplina de outro departamento… mas acabou nem sendo.
Olhando num retrospecto, achei bem gostoso estudar topografia. A disciplina não é difícil, os cálculos não são trabalhosos, os mapas não são difíceis de compreender e a parte teórica é até gostosa de entender (acho que meus amigos que devem ler isso podem pensar que estou louca, haha).
Algo que foi muito bom foi que Topografia foi a primeira disciplina onde não fiz a Prova Final! Os critérios de nota da UFAM mudaram neste semestre e lá basicamente diz que se determinado aluno atinge média de exercícios igual ou maior que 8, este já é dispensado de fazer prova final! Foi o que aconteceu: não fiz a final, passei com uma boa nota e sem demais preocupações.
4. Teoria e História da Arquitetura 1
Falei acima que achava que Topografia seria a disciplina mais difícil do semestre, e como eu estava errada! A mais difícil com certeza foi história, para minha surpresa!
Amo história e acho que já falei isso em outros posts, mas sofri muito pra passar nessa disciplina! Era muita, mas muita informação pra estudar: coisa de 1000 slides cheios de texto e informações por prova, fora textos dos livros da bibliografia da ementa. Mesmo gostando de ler e entender sobre o assunto, sentia que não conseguia absorver toda a informação, e omitir qualquer detalhe na prova causava algum desconto, então sentia que precisava escrever a minha vida pra colocar todos os detalhes que sabia, haha.
Eu viajava muito nas aulas de história (no bom sentido, sempre!), pois imaginava como eram as estruturas, pensava nas características daquela determinada sociedade, e imaginava todo um contexto que não saía da minha cabeça! Era tanta informação nova que sempre voltava exausta pra casa!
Estudei muito pra poder passar, e mesmo assim História foi a disciplina que tive nota mais baixa até hoje (talvez alguma matéria consiga essa proeza nesse mesmo semestre, mas honestamente espero que não, haha), mas no geral eu gostei da experiência e tenho salvo todos esses slides no meu computador até hoje. :)
5. Fotografia
Eu tinha uma outra impressão da fotografia antes de fazer essa disciplina. Eu sempre gostei de fotografar paisagens, sendo que algumas fotos ficam maravilhosas e outras eu acabo vendo pequenos defeitos que me fazem “desgostar” dela.
Nessa disciplina acabamos aprendendo algumas coisinhas com a câmera, como fotos de zoom in/out, fotos com fundo em movimento, regra dos terços e até fizemos nossa própria câmera pin hole, e digo desde já que foi horrível montar essa câmera, tanto pela falta de materiais na cidade, quanto pela facilidade do filme queimar.
Fotografia também foi de longe a disciplina mais cara de todas. Toda semana tínhamos que imprimir um determinado número de fotografias. No local mais conveniente pra mim (shopping), a impressão de cada foto custava R$10. Menos mal que alguém descobriu uma loja no centro que imprimia a mesma foto a R$3, e foi uma mão na roda quando tínhamos que entregar um número maior de fotos por semana.
O ensaio final foi de 12 fotos e tema livre. Escolhi tirar fotos de pés, mas não de um ponto de vista podólatra e tal, e sim por que me inspirei em alguns igs que mostram sapatos em pisos diferentes! Amei o conceito, e como estava com pouco tempo para tirar as fotos, não mostrei uma grande quantidade de sapatos, haha. O nome do meu ensaio foi em francês, e cada foto tinha um nome (em francês também). Procurei também dar uma sequência, e realmente espero que o professor tenha gostado. Confesso que nunca mais vi essas fotos desde a entrega, haha.
6. Projeto Arquitetônico 1
Para concluir o post, preciso falar da nossa primeira disciplina de Projeto. Nela, tivemos que projetar uma casa para uma família, e ali aprendemos os primeiros conceitos de partido arquitetônico, programa de necessidades e outras características que são essenciais para definirmos o que queremos no nosso projeto.
O início foi bem difícil, mas eu acho que evoluí muito no processo, e continuo fazendo isso até hoje. Se compararmos a Camilla da primeira apresentação para a Camilla de hoje (que tem que fazer um corte do telhado amanhã mesmo), a evolução é impressionante! Apesar de hoje não gostar do projeto da minha primeira casa, eu evoluí algumas ideias que me fazem gostar muito mais do trabalho que eu faço hoje e aparentemente, isso está em mudança constante.
Tivemos que apresentar nossa casa para a turma. Algumas pessoas tiveram dificuldade nesse ponto, mas eu não. Meu problema maior foi mais a questão técnica de como representar as coisas, mas como uma professora falou para mim nesse semestre, é preciso ser autodidata em alguns aspectos. Eu fui atrás, me dediquei muito e tento fazer isso até hoje (e sinto que não vou parar de) pois sempre quero melhorar meus projetos e impressionar as pessoas, especialmente a principal pessoa: eu mesma.
Pois é, em breve eu farei esse post para o terceiro período. Muita coisa aconteceu (e ainda está acontecendo). Mas que fique claro que mesmo com os perrengues, as dificuldades, as noites sem dormir e todo estresse que acarreta com isso, não tenho dúvidas de que essa foi a melhor escolha que fiz em minha vida! Cada dia que se passa eu sou mais apaixonada por tudo isso, e grata por ter mais essa oportunidade na minha vida. É isso. Até logo :)